quinta-feira, 14 de maio de 2009

O QUE É KEFIR?




Kefir é uma bebida probiótica do Cáucaso, obtida do leite fermentado entre 10°C e 25°C por uma colônia de lactobacilos e leveduras, além de conter sais minerais, vitaminas do complexo B e aminoácidos essenciais para a manutenção das funções vitais do organismo.

Por conter triptofano, cálcio e magnésio, ele promove um efeito relaxante no sistema nervoso. O kefir também fornece fósforo, um mineral que participa do processo de absorção de carboidratos, gorduras e proteínas. Esses nutrientes, por sua vez, são responsáveis pela manutenção e crescimento celular e fornecem energia ao nosso organismo. Ele ainda é uma excelente fonte de vitamina K e vitaminas do complexo B.

Bebida funcional

Muito se tem dito sobre o Kefir às vezes sem fundamento científico. O que já se comprovou foi a limpeza da membrana intestinal, trazendo grande alívio para muitos sintomas que confundem os diagnósticos médicos. Apesar de pobre na maioria das vitaminas, a vitamina D é muito abundante. Os minerais também não se apresentam em quantidades expressivas, apenas o Cálcio em forma de sais melhores absorvidos que no leite cru. O maior mérito do Kefir está na alta qualidade e quantidade de aminoácidos e na eliminação de microorganismos patogênicos da flora intestinal .

Outra característica muito importante do kefir é que suas bactérias e leveduras consomem a maior parte da lactose (açúcar do leite) durante o processo de fermentação, tornando-o um alimento indicado nos casos de diarréia e uma ótima fonte protéica para pacientes com intolerância à lactose.

Preparando o kefir em casa

É aconselhável que se tenha sempre em mãos uma cultura na água, pois o leite é um produto que vem sendo adulterado com substâncias químicas desde a alimentação da vaca até o seu acondicionamento e com o tempo a cultura de kefir pode sofrer alterações. Adicione de 2 a 4 colheres de sopa com grãos de kefir em um litro de água mineral. Coloque 3 colheres de sopa de açúcar mascavo, rapadura moída ou melado de cana de boa qualidade. Mantenha uma boa higiene no preparo. O recipiente pode ser de vidro, inox, ou plástico de boa qualidade.

Coloque o leite fresco de sua preferência em um recipiente com os grãos de kefir. Deixe à temperatura ambiente por aproximadamente 24 horas. Antes de usar o Kefir pronto, agitamos o conteúdo do vidro e coamos (a peneira não deve ser de metal). Os grãos de kefir que ficaram na peneira são devolvidos ao vidro e novamente regados com leite.

Colocamos os grãos do Kefir (cultura mãe) num vidro com leite e deixamos descansar a uma temperatura de 18ºC a 20ºC durante 12 até, no máximo, 40 horas. Conforme o tempo de fermentação, o leite engrossa mais ou menos e produz um efeito diferente.

Para 1/4 de litro de leite, precisamos de um volume de grãos de kefir correspondente ao tamanho de uma noz. Sobre os grãos, despejamos leite a aproximadamente 20ºC, sem nata. Fechamos o vidro hermeticamente. Conforme a necessidade, os vidros ficam de 12 até, no máximo, 40 horas descansando no armário.

Kefir de 12 horas provoca boa digestão
Kefir de 36 horas provoca prisão de ventre

O vidro com Kefir não pode ser guardado na geladeira, nem ficar exposto à luz. Precisa ser guardado no armário. Entretanto, o líquido coado, sem os grãos, pode ser guardado na geladeira.

Ele pode ser consumido na hora, misturado a frutas, mel ou cereais. Também é utilizado no preparo das receitas que tradicionalmente levam leite ou iogurte ou consumido in natura. O kefir pode ser adquirido, mas a bebida feita com ele não é encontrada em supermercados.

Cuidados com o Kefir

O Kefir precisa dos mesmos cuidados que a carne crua, pois deteriora com a mesma facilidade. O leite precisa ser fresco, nunca azedo. Os grãos de kefir não podem ser guardados sem leite, senão morrem. Seco, isto é, sem leite, o Kefir conserva-se somente durante 48 horas. Após este período, ele se decompõe. Forma-se um líquido em que bóia uma massa que não pode mais ser usada.

Veja detalhes de como preparar aqui.

Fontes: Florais, Taps, Bem Leve.

0 comentário(s):