terça-feira, 12 de maio de 2009

Um destino aos pneus usados.


A Bridgestone Firestone, Goodyear, Michelin e Pirelli criaram em 2007 a Reciclanip. Onde realizam trabalho de coleta e destinação de pneus.

Quando um pneu chega ao fim de sua vida útil, ou seja, não pode mais continuar rodando em um veículo, ele deve ser deixado em local apropriado.

No processo de coleta, a Reciclanip é responsável pelo transporte de pneus a partir dos Pontos de Coleta (veja os pontos em todo o Brasil) até as empresas de trituração, quando necessário, de onde os pneus serão encaminhados para destinação final apropriada.

No Brasil, uma das formas mais comuns de reaproveitamento dos pneus inservíveis é como combustível alternativo para as indústrias de cimento, fabricação de solados de sapatos, borrachas de vedação, dutos pluviais, pisos para quadras poli-esportivas, pisos industriais, além de tapetes para automóveis e vasos para flores. Mais recentemente, surgiram estudos para utilização dos pneus inservíveis como componentes para a fabricação de manta asfáltica e asfalto-borracha, processo que tem sido acompanhado e aprovado pela indústria de pneumáticos.

Uma idéia muito louca!

Fonte: Reciclanip

1 comentário(s):

PneusFacil disse...

Sim, com a tecnológica que temos hoje em dia podemos reciclar um pneu 100%, não há desculpa para jogar um pneu no lixo. Há processos industrias que conseguem converter o pneu usado de volta a suas matérias primas. O pneu se descartado da maneira certa não é um produto que agride o meio ambiente.